sábado, 9 de abril de 2011

Trabalho: orações subordinadas - 9º C - 1ºP 2011

Trabalho sobre as orações subordinadas substantivas e adjetivas
Nome:                                                              Nº

01.Classificar as orações subordinadas substantivas em: subjetiva, objetiva direta, objetiva indireta, completiva nominal, predicativa ou apositiva:
a) Eu lhe disse apenas isto: que não se aborrecesse com ela.

b) Estou convencida de que ele é seu namorado.

c) O problema é que ele não entregou a documentação no prazo exigido.

d) Lembrou-se de que ainda não entregara a pesquisa ao professor.

e) É certo que ele trará os refrigerantes para o almoço.

02.Classificar as orações subordinadas adverbiais:

a) Quando vi a minha nota, fiquei aliviada!

b) Contanto que ele participe, pode entrar no nosso grupo.

c) Embora o tempo estivesse feio, vou para a praia no final de semana.

d) Quanto mais eu lia, mais gostava de ler

e) Estou vestida assim porque vou a uma festa.

f) Falou tanto que ficou sem voz.

g) A prova acabou mesmo sendo adiada, conforme prevíamos.

h) Vamos no esforçar para que todos participem dos jogos.

                                                   FIM

Um comentário: