Nome:___________________Nº_____
I. Relacione quanto ao termo grifado:
1 - Adjunto adnominal
2 - Adjunto adverbial
3 - Complemento nominal
4 - Aposto
( ) Ela estava no ponto de ônibus.
( ) O médico tem o amor dos pacientes.
( ) O médico tem amor aos pacientes.
( ) A crítica ao partido revoltou os políticos
( ) A crítica do jornal revoltou os políticos.
( ) Moro em Fortaleza.
( ) Encontre-me às 10 horas, na Praça da Independência.
( ) O mês das noivas é agosto.
( ) O mês de agosto é festivo.
( ) A cidade de Londres é bonita.
( ) O clima de Londres é muito frio.
II.Relacione quanto às orações coordenadas:
1 - aditiva
2 - adversativa
3 - alternativa
4 - conclusiva
5 - explicativa
( ) O médico lhe recomenda repouso, mas ele continua trabalhando.
( ) Quer esteja com sono, quer não esteja, você vai para cama agora.
( ) Estamos bem agasalhados; por isso não temíamos o frio.
( ) Escrevi um poema e mostrei-o para minha amiga.
( ) Dirija com calma, porque há muita neblina em alguns trechos da estrada.
III.Diga o sentido das preposições nas frases:
a) Ele comprou uma calça nova para a festa.
b) Vou com você ao cinema.
c) Vamos juntos à casa de meus avós
d) Viajaremos a Natal amanhã.
FIM
O objetivo desse espaço é de interagir com meus alunos através de trabalhos e pesquisa.Espero que eles gostem. Obrigado!
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Trabalho de Português: 1º Ano E - 4ºBim
Nome:____________________N _______
Responda as questões:
01.Podemos dizer que o texto "Para uma alimentação
saudável", p.25, tem o objetivo de:
a) mostrar que, em geral, as pessoas apresentam hábitos alimentares saudáveis
b)ensinar que a saúde está diretamente relacionada à alimentação saudável
c)denunciar o fato de a mídia interferir de forma negativa na alimentação
d)divulgar os produtos que devem fazer parte de uma alimentação saudável
02.No trecho, "o nosso corpo precisa de uma boa comida,e do tempo e energia
para processá-la e usá-la no seu metabolismo,"p. 25. Os pronomes em ne-
grito se referem à:
a)nossa alimentação
b)muita energia
c)nossa saúde
d)boa comida
03.O título da canção "Saudosa Maloca", p. 36, remete-nos a:
a)saudade de alguma maluquice
b)saudação a um lugar chamado de Maloca
c)a saudade de uma moradia que traz lembranças
d) a um tipo de habitação que é saudável
04.Os versos:
"Foi aqui seu moço
Que eu, Mato Grosso e o Joca
Construímos nossa maloca..." o autor quer deixar transporecer
que os três personagens:
a)construíram o edifício onde morava
b)adotaram um determinado edifício como residência
c) realizaram o sonho de morar em um determinado edifício
d)nenhuma das alternativas condiz com a realidade enfocada
pelo texto.
05.Diante da tristeza, os moradores manifestaram:
a)solidariedade entre eles
b)revolta entre eles
c)negociação entre eles
d)medo entre eles
06.No fragmento "Subiu rapidamente num caixote de madeira que ali estava e
começou a soltar o verbo!", p. 45. A voz é do:
a)candidato a vereador
b)homem que ouvia o discurso do político
c)narrador da piada
d)amigo do político
07.Segundo o poema, o bicho, p. 51, é correto afirmar que:
a)O poema traz em cena a degradação do homem.
b)Os verbos catar, engolir e devorar caracterizam atitudes do animal
irracional em oposição a atitudes humanas
c)O autor apresenta possibilidades para se avaliar a qualidade do
alimento
d)Nenhuma resposta anterior.
FIM
Responda as questões:
01.Podemos dizer que o texto "Para uma alimentação
saudável", p.25, tem o objetivo de:
a) mostrar que, em geral, as pessoas apresentam hábitos alimentares saudáveis
b)ensinar que a saúde está diretamente relacionada à alimentação saudável
c)denunciar o fato de a mídia interferir de forma negativa na alimentação
d)divulgar os produtos que devem fazer parte de uma alimentação saudável
02.No trecho, "o nosso corpo precisa de uma boa comida,e do tempo e energia
para processá-la e usá-la no seu metabolismo,"p. 25. Os pronomes em ne-
grito se referem à:
a)nossa alimentação
b)muita energia
c)nossa saúde
d)boa comida
03.O título da canção "Saudosa Maloca", p. 36, remete-nos a:
a)saudade de alguma maluquice
b)saudação a um lugar chamado de Maloca
c)a saudade de uma moradia que traz lembranças
d) a um tipo de habitação que é saudável
04.Os versos:
"Foi aqui seu moço
Que eu, Mato Grosso e o Joca
Construímos nossa maloca..." o autor quer deixar transporecer
que os três personagens:
a)construíram o edifício onde morava
b)adotaram um determinado edifício como residência
c) realizaram o sonho de morar em um determinado edifício
d)nenhuma das alternativas condiz com a realidade enfocada
pelo texto.
05.Diante da tristeza, os moradores manifestaram:
a)solidariedade entre eles
b)revolta entre eles
c)negociação entre eles
d)medo entre eles
06.No fragmento "Subiu rapidamente num caixote de madeira que ali estava e
começou a soltar o verbo!", p. 45. A voz é do:
a)candidato a vereador
b)homem que ouvia o discurso do político
c)narrador da piada
d)amigo do político
07.Segundo o poema, o bicho, p. 51, é correto afirmar que:
a)O poema traz em cena a degradação do homem.
b)Os verbos catar, engolir e devorar caracterizam atitudes do animal
irracional em oposição a atitudes humanas
c)O autor apresenta possibilidades para se avaliar a qualidade do
alimento
d)Nenhuma resposta anterior.
FIM
Trabalho de Português: 9º Ano - 4ºBim
Nome:________________________Nº____ Turma:____
Classificar as orações subordinadas substantivas:
01.Sucede que o país precisa de uma política agrícola.
02.Sabe-se que o país precisa de uma política agrícola.
03.Não negue que o país precisa de uma política agrícola.
04.É inegável que o país precisa de uma política agrícola.
05.O fato é que o país precisa de uma política agrícola.
06.Estou certo de que o país precisa de uma política agrícola.
07.Não se pode duvidar de que o país precisa de uma política
agrícola.
08.Faço uma afirmação: que o país precisa de uma política
agrícola.
09.Faço apenas um pedido: que você reveja sua opinião sobre e
esse assunto.
10.Minha vontade é que se consigam superar as atuais quali-
dades.
11.Tenho certeza de que ainda há esperanças.
12.Lembre-se de que eu preciso de seu auxílio.
13.É necessário que se estabeleça um projeto para o país.
14.Sinto que se podem modificar muitas coisas.
15.Convém que se apurem os fatos.
FIM
Classificar as orações subordinadas substantivas:
01.Sucede que o país precisa de uma política agrícola.
02.Sabe-se que o país precisa de uma política agrícola.
03.Não negue que o país precisa de uma política agrícola.
04.É inegável que o país precisa de uma política agrícola.
05.O fato é que o país precisa de uma política agrícola.
06.Estou certo de que o país precisa de uma política agrícola.
07.Não se pode duvidar de que o país precisa de uma política
agrícola.
08.Faço uma afirmação: que o país precisa de uma política
agrícola.
09.Faço apenas um pedido: que você reveja sua opinião sobre e
esse assunto.
10.Minha vontade é que se consigam superar as atuais quali-
dades.
11.Tenho certeza de que ainda há esperanças.
12.Lembre-se de que eu preciso de seu auxílio.
13.É necessário que se estabeleça um projeto para o país.
14.Sinto que se podem modificar muitas coisas.
15.Convém que se apurem os fatos.
FIM
Trabalho de Português: 8º C - 4ºBim
Nome:______________________Nº______4ºBim.
I. Relacione:
1 - Aposto
2 - Vocativo
( ) Os alunos, satisfeitos, liam na biblioteca
( ) Meninos, eu vi.
( ) "Meu canto de morte
Guerreiros, ouvi!"
( ) Joaquim josé da Silva Xavier, o Tiradentes, morreu pela pátria.
II.Relacione quanto à regência verbal:
1 - verbo de ligação
2 - verbo intransitivo
3 - verbo transitivo direto
4 - verbo transitivo indireto
( ) E ele comia muito.
( ) A cozinheira finalmente explodia.
( ) Ele alegrou a ambos.
( ) O marido limpou o prato.
( ) A cozinheira é irritadiça.
III.Relacione conforme a regência e o sentido do verbo:
1 - verbo transitivo direto - pôr o visto
2 - verbo transitivo indireto - desejar
3 - verbo transitivo direto - mirar, apontar
4 - verbo transitivo direto - sorver
( ) O caçador visou o pássaro.
( ) Os cavalos aspiram o pó da estrada.
( ) O ensino visa ao progresso social.
( ) Todos nós aspiramos à felicidade.
( ) O inspetor visou os diplomas.
IV.Relacione quanto ao modo do verbo:
1 - indicativo
2 - subjuntivo
3 - imperativo
( ) Um dia Rodrigo chegou a cavalo.
( ) Aquele seu olhar de gavião irritava.
( ) Guarde a arma, amigo.
( ) Não se deixe levar pela impulsividade.
( ) Quando chegar a esse ponto, prucure sempre refletir com calma.
( ) Aperte os ossos!
( ) Se você ousasse provocar-me, comigo se haveria
FIM
I. Relacione:
1 - Aposto
2 - Vocativo
( ) Os alunos, satisfeitos, liam na biblioteca
( ) Meninos, eu vi.
( ) "Meu canto de morte
Guerreiros, ouvi!"
( ) Joaquim josé da Silva Xavier, o Tiradentes, morreu pela pátria.
II.Relacione quanto à regência verbal:
1 - verbo de ligação
2 - verbo intransitivo
3 - verbo transitivo direto
4 - verbo transitivo indireto
( ) E ele comia muito.
( ) A cozinheira finalmente explodia.
( ) Ele alegrou a ambos.
( ) O marido limpou o prato.
( ) A cozinheira é irritadiça.
III.Relacione conforme a regência e o sentido do verbo:
1 - verbo transitivo direto - pôr o visto
2 - verbo transitivo indireto - desejar
3 - verbo transitivo direto - mirar, apontar
4 - verbo transitivo direto - sorver
( ) O caçador visou o pássaro.
( ) Os cavalos aspiram o pó da estrada.
( ) O ensino visa ao progresso social.
( ) Todos nós aspiramos à felicidade.
( ) O inspetor visou os diplomas.
IV.Relacione quanto ao modo do verbo:
1 - indicativo
2 - subjuntivo
3 - imperativo
( ) Um dia Rodrigo chegou a cavalo.
( ) Aquele seu olhar de gavião irritava.
( ) Guarde a arma, amigo.
( ) Não se deixe levar pela impulsividade.
( ) Quando chegar a esse ponto, prucure sempre refletir com calma.
( ) Aperte os ossos!
( ) Se você ousasse provocar-me, comigo se haveria
FIM
Assinar:
Postagens (Atom)